quinta-feira, 23 de setembro de 2010




1. Qual a importância da atuação do Programa AABB Comunidade na vida das crianças e dos adolescentes do país?

Marcio: A grande importância do Programa AABB Comunidade se faz no reforço da luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, como alimento na construção da sua autonomia, observando as regras, não de uma forma autoritária e impostas, mas sim, negociadas, dialogadas e democráticas. Nessa perspectiva, formaremos cidadãos com atitudes transformadoras da realidade social.

2. Como o Programa AABB Comunidade têm contribuído para as escolas?

Marcio: As escolas, que, na verdade são as grandes responsáveis pela educação no país, ainda são vistas como as instituições responsáveis pelas práticas educacionais. Estão muito aquém de levar em conta a demanda da nossa contemporaneidade. Ainda trabalham com as concepções de educações tradicionais, que desconsideram a realidade do educando, na participação social e na capacidade transformadora, tanto no presente como no futuro. O Programa AABB Comunidade vem redimensionar essas práticas, contribuindo com as escolas para que elas se transformem e incentivem os educandos a desenvolverem uma nova visão de mundo.

3. O fato de o Programa AABB Comunidade ser realizado em um clube, pode ser considerado com atrativo?

Marcio: É uma quebra de paradigma. A educação é dada em um lugar diferenciado, que enfatiza a ludicidade e o lazer, não como simples forma de recreação, mas como meios de se aprender e construir conhecimento. Portanto, a brincadeira se torna coisa séria e a partir disso, se constrói um ambiente em que as pessoas aprendem a dialogar. Tanto a ouvir, quanto falar. Acredito que a grande importância social do Programa AABB Comunidade é de formar cidadãos com práticas democráticas na sociedade atual, garantindo direitos, respeitando o próximo e construindo a sua própria autonomia.

Marcio Leopoldo Gomes Bandeira - Mestre em História Social pela PUC/SP. Educador Popular e Coordenador Pedagógico formado pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário